Imprensa


Malu Aires apresenta seu novo projeto no Teatro da Assembleia

Cantora conta com aval de Marcus Viana em homenagem ao Sagrado Coração da Terra

Seção : Música - 11/11/2011 07:00
Jair Amaral/EM/D.A Press

Hoje, ao meio-dia, a cantora Malu Aires sobe ao palco do Teatro da Assembleia com mais um projeto. Quem acompanha a carreira dela sabe que a agenda da artista é complexa. Talvez pelo fato de essa agenda ser completamente organizada – Malu não faz nada sem planejar – comporte tantas ações diferentes.

Produtora de vários eventos, agitadora da cena independente e integrante da banda Junkbox, recentemente Malu criou, também, um show para interpretar Roberto Carlos. Ainda inédito em BH, não é dessa vez que ela o traz à capital.

Para a apresentação de hoje, chega com uma nova surpresa: Work in progress, um show que reúne suas participações no Sagrado Coração da Terra.

Mas que fique claro: não se trata de um cover ou reapresentações. São novas versões das músicas. Malu avisa: “Quem for para ver o Sagrado pode se decepcionar”, ao explicar que o rock e a liberdade de criação estão nesse trabalho.

No processo inverso da apresentação de Roberto, pensada exclusivamente para o palco, Work in progress é amostra de trabalho pensado para estúdio. A gravação está programada para o começo de 2012, mas o trabalho já está “em progresso”.

“Conversei com Marcus Viana sobre minha vontade de fazer um apanhado de todas as obras do Sagrado… Quando entrei, o grupo estava terminando de mixar o último disco. Passei por um grupo importante, o maior de rock progressivo da América Latina, e não tenho nenhum registro fonográfico disso”, justifica.

O aval de Marcus Viana, como autor, já está dado. “Ele disse que gostou muito e se sentiu honrado. Eu é que me senti honrada?”, garante a artista. No show de hoje, Malu vai mostrar, antes de gravar, como estão os arranjos, como as músicas serão moduladas e apresentar o processo.

No palco, ao lado dela, Rafael Dinnamarque, parceiro do Junkbox, e o pianista Danilo Abreu, além de computadores, plugins e experimentações sonoras. Tudo ao vivo e nas músicas do Sagrado Coração da Terra. “Parece que a gente colocou o estúdio em cima do palco”, antecipa.

Work in progress
Sagrado Coração da Terra
Show de Malu Aires, hoje, às 12h, no Teatro da Assembleia, Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho. Informações: (31) 2108-7827. Entrada franca.


Cantora Malu Aires abre o Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo


Seção : Música - 21/07/2011 11:49
Andrea Maia/Divulgação
Em seu novo show, Malu Aires recria as músicas do rei Roberto Carlos

Amanhã, a cidade São Gonçalo do Rio Abaixo, a 84 quilômetros de Belo Horizonte, dá início à sétima edição de seu Festival de Inverno. Para a abertura, convidou a artista Malu Aires, que faz a estreia nacional de seu primeiro trabalho solo, batizado simplesmente de Malu Aires interpreta Roberto Carlos. A apresentação deve chegar a BH entre setembro e outubro. Até lá, o festival neste fim de semana é oportunidade única e tem entrada franca.

A palavra “trabalho” é apenas uma tentativa de rotular, pois nem Malu sabe ainda definir o que será a apresentação. Pode ser espetáculo, concerto, show. E mais curioso: não é fruto de um CD. “Não quero disco, quero palco. Até porque, se fosse fazer um disco desse repertório, não conseguiria. Existem músicas que nem tenho permissão de gravar. E o show dá essa liberdade estética de fazer o que você quer”, garante a cantora.
Perguntada se isso é normal e viável, Malu parece não se importar. “Não sei mais o que é normal no mercado fonográfico ou de arte”, resume. O repertório escolhido, explica, é fruto de uma extensa pesquisa. Há algum tempo, Malu cismou que queria um aparelho de vinil. “Meu sonho de consumo era uma vitrola”, conta. Há quatro anos conseguiu uma, datada de 1960, pela bagatela de R$ 350. Criou uma coleção de 200 discos, com álbuns trazidos da casa dos pais e comprados em sebos.

Esse cara! Malu começou então a ouvir incessantemente e, em conversa sobre isso com uma amiga, acabou ganhando a coleção completa do Roberto Carlos. “Ninguém quer ouvir isso, tá encostado”, desdenhou a amiga. Malu queria. E ao ouvir a obra completa, ela se lembra de ter pensado: “Que homem era aquele que instiga na gente a coisa da paixão? Acho que minha mãe sabe o que é isso. Ou meu pai”, recorda a cantora, de 35 anos, com mãe de 54 e pai de 56 anos.
Decidida a trabalhar Roberto Carlos, Malu continuou com suas outras atividades, que incluem produções artísticas e executivas de música e artes e a banda Junkbox, na qual canta, interpreta, produz, escreve e dirige os shows. Também finalizou, com o parceiro Marcus Viana, o DVD de O clone. O tema da novela homônima foi gravada por ela. “Enquanto isso, me perguntava a que horas estaria pronta para interpretar Roberto”, lembra.

Há três anos, Malu fechou um repertório com 10 músicas. As canções escolhidas vão do começo da década de 1960 até 1977. Nada da fase rock’n’roll do rei. Mas, afinal, se está pronto há anos, por que lançar só agora? “Porque queria tudo completo”, justifica a cantora, que conseguiu desacelerar os outros projetos e se dedicar a este. No palco, três músicos, os instrumentos e objetos de 1960, incluindo um microfone da época. “Também vamos trabalhar a luz, com Henrique Machado, e figurinos, da Adalgisa Duque, que serão surpresas cênicas. O palco está montado para a questão cênica”, antecipa.

Entre as músicas escolhidas, Malu cita algumas esuas razões. “Uma que me chama muito a atenção, porque nunca tinha ouvido e, dois meses depois, alguém cantarolou na rua, ao meu lado, é Por amor”, conta Malu. Outra canção é Aceito seu coração. “Tem coisas bacanas que a gente ouve na voz do Roberto mas são de compositores que nem conhecemos, como essa, que é do Pururuca.”

Malu Aires interpreta Roberto Carlos
Amanhã, às 21h, no 7º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo, no Auditório do Centro Cultural (Rua Henriqueta Rubim, 57, Centro). Entrada franca.
Informações: (31) 3833-5553.